A nível terapêutico, a Psicologia Clínica acompanha situações de disfunção comportamental, emocional e cognitiva (ao nível dos pensamentos).
Ao nível de crianças e jovens, hoje é feito acompanhamento em questões relacionadas com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), as Perturbações de Ansiedade e as Perturbações de Comportamento.
Em adultos, encontra-se, sobretudo, Perturbações de Ansiedade e Perturbações Depressivas.
A intervenção em Psicologia Clínica abrange atividades de terapia individual, familiar e/ou grupal, atendendo um público que vai desde a infância à terceira idade.
- Perturbações de Neurodesenvolvimento;
- Perturbações da Ansiedade (Ansiedade e stress);
- Medos;
- Perturbações depressivas (depressão);
- Perturbações do Sono-Vigília.
A sessão de consulta psicológica será, certamente, diferente para cada cliente, uma vez que cada individuo é único e as suas problemáticas diferem, bem como a abordagem orientadora das intervenções terapêuticas.
Podemos falar de uma abordagem como a Terapia Cognitiva Comportamental, que é uma abordagem da psicoterapia, e é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa uma situação que causa desconforto, dor, incómodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.
As sessões passam pela interação entre a Psicóloga e o Cliente, construindo uma relação (terapêutica) humana diferenciada, que carrega consigo inúmeros benefícios para a vida do cliente.
Haverá partilha de acontecimentos importantes, sorrisos, lágrimas, lembranças boas e más, saudades, arrependimentos, ansiedades, expressões de raiva e outras emoções.
Fala connosco