fbpx

Rua Dr. Lopes Cardoso, 3C, 1.º, 4740-276 Esposende

+351 933 090 747

info@clinicasistemica.pt

consciência sistémica

O que faz uma pessoa ser saudável ou adoecer?
O que faz uma pessoa ser leve e feliz ou carregar uma série de problemas?

“ O mais importante não é a doença e sim o doente.” (Hipócrates)

Hipócrates, o pai da Medicina, dizia que é o doente quem tem o poder de se curar e a função do médico é ajudar o cliente a se curar.

Já Georg Groddeck, que é o pai da Psicossomática moderna, introduziu o conceito de que por trás de toda doença existe um trauma infantil mal resolvido. Por isso ele diz que a doença vem para nos mostrar algo que está oculto.

Por sua vez, Sigmund Freud mostra-nos as dinâmicas do inconsciente e como a mente do ser humano é capaz de causar vários problemas emocionais que afetam as relações, mas também problemas que afetam o corpo.

E de onde vêm todos esses traumas infantis?

O que acontece nas famílias que traumatizam tanto as crianças na fase de molde?

É aqui que entra Bert Hellinger, o criador da Constelação Sistêmica, uma excecional ferramenta de trabalho para fazer uma análise dos sistemas.

Hellinger mostra-nos que essas dinâmicas doentias que encontramos dentro do sistema, muitas vezes são passadas de gerações em gerações, como se por fidelidade à dinâmica doentia da família de origem.

Dessa forma, muitas vezes, o conflito familiar é apenas um reflexo dos conflitos de gerações passadas e por isso a família vive num emaranhamento sistémico.

 

 

Assim, todos os sistemas têm uma dinâmica saudável e uma dinâmica doentia.

Acontece que, muitas vezes, as pessoas nem sabem o que é o saudável e por isso vivem de forma doentia, fiéis ao “normal” de suas famílias de origem.

Acreditam que o normal é seguir as normas da família, mas será que isso é saudável?

A partir da ampliação da consciência do ser humano, ele passa a ver de forma mais clara o que acontece com ele mesmo, com as dinâmicas ao seu redor e é capaz de compreender os verdadeiros problemas que carrega.

Ele para de se esconder atrás de todos os problemas que o fazem sofrer e começa a olhar para a raiz dos problemas, enfrenta a dor que acompanha esse processo para, finalmente, conseguir sair da dinâmica doentia.

O objetivo da Consciência Sistêmica é então ajudar as  pessoas a verem qual é a raíz dos seus problemas e tratá-la.

Só assim os seus vários problemas, que as fazem sofrer, perderão a força e darão lugar a uma vida plena e feliz.

como trabalhar a consciência sistémica?